O presidente do Instituto Nacional do Semiárido (INSA), Roberto Germano Costa, anunciou na sessão temática sobre o Semiárido, realizada hoje (26) durante a 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI) novo edital de 12,5 milhões para a região do Semiárido. Segundo Roberto Germano, o edital irá contemplar projetos que venham beneficiar áreas degradadas e desertificadas, a produção de material didático sobre o Semiárido, entre outras atividades inovadoras. “Pela primeira vez nós temos um edital com esse foco”, ressaltou.
Em sua fala o presidente do INSA sugeriu a criação de um Fundo Setorial para a Ciência, Tecnologia e Inovação, voltado para o Semiárido brasileiro e propôs um trabalho de articulação conjunta entre o INSA e instituições como PaqTc, FAPs, Embrapa, entre outras. Como propostas do INSA para a 4ª CNCTI ele citou a implantação do Fórum “Futuro do Semiárido Brasileiro”; implantação de um observatório do Semiárido; mapeamento, caracterização, planejamento e gestão dos recursos naturais entre outros.
O Semiárido brasileiro possui uma área de 969.589 km2, com 1.133 municípios e população de aproximadamente 23 milhões de habitantes, e menos de 2,5 milhões de estabelecimentos rurais tem menos de 20 hectares, informou o presidente do INSA. “Temos que reduzir as desigualdades para diminuir a pobreza e transformar os pobres em consumidores”, destacou. Conforme informações do presidente do INSA, só temos água em 1,5% de todo o território do Semiárido brasileiro.
Ele citou algumas como políticas para um Semiárido inovador e sustentável: Planejamento de logo prazo; melhoria da educação; inovação e sustentabilidae; empreendedorismo; infra-estrutura de Ciência e Tecnologia; estimular as parcerias entre universidades, indústrias e instituições de pesquisas e políticas públicas que biabilizem o aproveitamento econômico dos serviços ambientais.
(Helda Suene - Asscom FAPESQ-PB)
Enviada especial à 4ª CNCTI - Brasília